Viajando sozinha: meu roteiro de 7 dias em Portugal

Pra quem tem pouco tempo, dá pra conhecer Lisboa, Sintra, Cascais e um pouco do Algarve em apenas uma semana. Vem comigo!

ROTEIROS

Alessandra Marra

10/2/20232 min read

monumento do Descobrimento em Lisboa
monumento do Descobrimento em Lisboa

Desbravando a "terrinha"

O turismo em Portugal tem crescido bastante. Apesar dos preços também terem subido nos últimos tempos, ainda é um destino considerado barato para europeus e norte-americanos. Não para nós brasileiros, infelizmente.

A minha dica de ouro é que se você nunca foi pra Europa, comece pela terra dos nossos colonizadores. É que, no meu ranking de países europeus mais bonitos, Portugal está em último lugar. Portanto, começar por lá diminui a sensação de decepção. E como eu sempre digo, sem preconceito algum porque também tenho sangue português nas veias, Portugal está na Europa por acaso. Poderia bem ser algum país sul-americano.

Sem dúvida, a "terrinha" de nossos antepassados tem muito a oferecer em termos de turismo, gastronomia e paisagens, mas pode causar esse sentimento se você já tiver desbravado outros países como França, Grécia e Itália. Eu tinha acabado de voltar de uma viagem de 20 dias por terras italianas e confesso que me frustrei muito com o pouco que vi de Portugal. Preciso até voltar, conhecer outras cidades pra ver se mudo minha opinião.

De qualquer forma, Portugal é um destino obrigatório pra nós brasileiros. Faz parte da nossa história!!

Roteiro de uma semana

  • Lisboa: 2 dias

  • Cascais: 1 dia (ficando hospedada em Lisboa)

  • Sintra: 1 dia (ficando hospedada em Lisboa)

  • Lagos (Algarve): 3 dias (1 dia pra ida e volta)

Leia mais: Meu roteiro de 20 dias, viajando sozinha, pela Itália

Leia mais: Cuidados para não entrar numa fria viajando de low cost

Leia mais: Maneiras baratas de transporte do aeroporto para o hotel

Dicas para Portugal

  • Se você está viajando sozinha, como eu, prepare-se para um interrogatório na Imigração. Se possível, tente fazer sua entrada por meio dos quiosques eletrônicos. Caso vá fazer o processo por meio de um agente, leia aqui como se preparar para as perguntas.

  • Tenha paciência com os portugueses. Eles podem ser bem estúpidos com turistas, principalmente brasileiros. Educação não é muito o forte deles.

  • Não caia na conversa do "melhor pastel de Belém". São todos bem parecidos, só muda o nome. Apenas os vendidos na loja do bairro de Belém, em Lisboa, podem ser chamados assim por conta de uma suposta receita secreta, criada pelos monges do Mosteiro São Jerônimo, que fica ao lado. Os demais são chamados de pasteis de nata. Eles são encontrados em várias padarias, mas sem dúvida, os da Manteigaria são os meus preferidos.

  • Faça sua compra de vinhos e azeites nos mercados locais. Se deixar pra comprar nas vinícolas provavelmente vai pagar mais caro.