Cascais e Sintra a partir de Lisboa

Um dia na praia, outro na montanha. Saindo de Lisboa, você conhece essas duas pérolas portuguesas.

PORTUGAL

Alessandra Marra

10/9/20234 min read

céu com nuvens sob mar com barcos ao fundo
céu com nuvens sob mar com barcos ao fundo

Cascais: um refúgio à beira-mar

A charmosa cidade costeira a apenas 30 minutos de Lisboa é um verdadeiro tesouro. Com praias deslumbrantes, paisagens pitorescas, rica herança histórica e uma atmosfera acolhedora, Cascais é o destino perfeito para quem deseja experimentar o encanto de uma vila de pescadores.

O jeito mais fácil ebarato para chegar lá, partindo de Lisboa, é de trem (ou comboio, como eles falam), que sai da estação Cais do Sodré. O bilhete custa 2,25 euros e o trajeto dura cerca de trinta minutos. Os trens partem a cada 20 minutos.

Atrações

  • Centro Histórico: é uma verdadeira joia, com suas ruas de paralelepípedos, praças pitorescas e arquitetura charmosa. Não deixe de explorar a Praça 5 de Outubro e a Praça Luís de Camões, onde você vai encontrar lojas encantadoras, cafés tradicionais e restaurantes que servem deliciosos pratos da culinária portuguesa.

  • Praias: Cascais é abençoada com uma variedade de praias, que atendem a todos os gostos. A Praia do Guincho é famosa pelas ondas perfeitas para o surf e windsurf, enquanto a Praia da Rainha oferece uma atmosfera mais tranquila e relaxante. A Praia do Tamariz tem águas calmas e acesso a bares e restaurantes à beira-mar. Faça um passeio de bike para conhecê-las.

  • Boca do Inferno: formação rochosa em que as ondas do Oceano Atlântico se chocam contra as falésias.

  • Museus: o Museu Condes de Castro Guimarães abriga uma coleção impressionante de arte e objetos históricos, enquanto o Museu do Mar mergulha na rica herança marítima da região.

  • Gastronomia: não deixe de provar pratos de frutos do mar frescos, como a famosa cataplana de peixe, e os deliciosos pastéis de nata em uma das padarias locais.

Sintra e seus castelos

A cerca de quarenta minutos de Lisboa, Sintra atrai os visitantes pelo clima mais ameno, já que fica nas montanhas, e seus lendários castelos. Para chegar lá, pegue o trem que sai da estação ferroviária do Rossio. O bilhete custa 2,30 euros.

Em Sintra, para ir diretamente ao Palácio da Pena e o Castelo dos Mouros, pegue o ônibus turístico 434, que sai de frente da estação de trem e passa pelo centro histórico também. O bilhete custa 11,50 euros e vale por 24 horas. Você pode fazer várias paradas durante o trajeto. Durante a alta temporada, pode haver longas filas nos pontos. Para conhecer os demais palácios, há outras opções de ônibus ou até mesmo o táxi.

Dá pra juntar e conhecer Cascais e Sintra no mesmo dia, mas acho bem cansativo e corrido. De qualquer forma, há uma linha de ônibus ligando as duas cidades. Quanto a alugar um carro, os moradores não recomendam. A estrada é perigosa, pode haver cerração e muito movimento.

Atrações

  1. Palácio Nacional de Sintra: situado no coração da cidade, é uma das primeiras paradas para qualquer visitante. Com sua distintiva chaminé cônica, o Palácio é um exemplo da arquitetura medieval portuguesa. Os interiores ricamente decorados, com azulejos coloridos e tetos elaborados, proporcionam uma visão fascinante da história e cultura do país. A entrada custa 10 euros.

  • Palácio da Pena: nenhum lugar em Sintra é mais emblemático do que o Palácio da Pena. Situado no topo de uma colina, parece ter saído de um conto de fadas, com suas torres coloridas e arquitetura extravagante. Os jardins são impressionantes, oferecendo vistas deslumbrantes da cidade e do oceano. Obilhete custa 14 euros. Fique atento porque é necessário reservar horário e para chegar até lá, você precisa atravessar um parque (muito agradável) a pé. O trajeto leva 30 minutos.

  • Castelo dos Mouros: não é bem um castelo, mas uma muralha. Fica bem perto do Palácio da Pena, dá pra ir a pé, mas tem uma parada de ônibus em frente. A fortaleza foi erguida pelos mouros (árabes) no século X que e oferece vistas panorâmicas espetaculares. Passeie pelas muralhas antigas e maravilhe-se com as vistas deslumbrantes das montanhas e do Palácio da Pena à distância. O bilhete custa 8 euros. Não é tão disputado como o Palácio da Pena, por isso, pode comprar seu ingresso na hora.

  • Quinta da Regaleira: um lugar onde a magia e o misticismo se encontram. A Quinta da Regaleira conta um palácio e um jardim, repletos de símbolos esotéricos, grutas secretas e torres misteriosas. Não deixe de explorar o Poço Iniciático, uma escadaria em espiral subterrânea que leva a um poço profundo, simbolizando a jornada espiritual. Bilhetes a 11 euros.

  • Palácio de Monserrate: conhecido por sua arquitetura exótica e jardins luxuosos. O edifício mistura elementos góticos, indianos e mouros, criando um ambiente verdadeiramente único. Os jardins são deslumbrantes, com uma grande variedade de plantas exóticas. Ingressos a 8 euros.

  • Palácio Nacional de Queluz: conhecido como o Versalhes Português, o palácio pertenceu a três gerações da família real e foi o local onde nosso Dom Pedro I nasceu e morreu. Foi construído no século 18 e combina os estilos rococó, barroco e neoclassicismo. A entrada custa 10 euros.

Leia mais: Meu roteiro de 7 dias em Portugal

Leia mais: Conhecendo Lisboa sozinha

Leia mais: Um roteiro de 20 dias viajando sozinha pela Itália

Palácio da Pena, em Sintra
Palácio da Pena, em Sintra
muralha de pedra de castelo
muralha de pedra de castelo
palácio em concreto
palácio em concreto
palácio em estilo mouro em Sintra
palácio em estilo mouro em Sintra
palácio com fonte
palácio com fonte